terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Rodrigues de Abreu


Trago estes versos de Rodrigues de Abreu, POETA nascido em Capivari, São Paulo, a 17 de setembro de 1899, e desencarnado, tuberculoso, em Campos do Jordão, aos 24
de novembro de 1927. Publicou Casa Destelhada, Noturnos e Sala dos Passos Perdidos, além de inúmeros trabalhos esparsos na imprensa do seu Estado. Foi cognominado – “o poeta triste das rimas róseas”.publicados no primeiro livro psicografado por Chico Xavier, com o título     " PARNASO DE ALÉM TÚMULO" . 

 Considero a obra PARNASO DE ALÉM TÚMULO  como um decisivo recado dos mentores regentes de todos nós encarnados e desencarnados para acabar de vez com a incredulidade e dar provas de que o Espírito é pré existente à vida na carne e que findo este período que aqui para nós é de provas e expiações, ele retorna ao plano etéreo, venturoso ou não, não importa muito depois (porque a misericórdia do Pai Maior é infinita )  para continuar o trabalho de evoluir moralmente.  Não é apropriado considerar bem sucedido aquele  que aprendeu muito dos mistérios da ciência se ele falhou na parte moral, se não conseguiu entender que o Criador não tem planos para as individualidades e sim para o conjunto delas.

Exercitando o egoísmo, o orgulho, a alma se posiciona em caminho onde o terreno é do tipo de areias movediças e enquanto permanecer ali, cada movimento compatível com aquele que a posicionou ali, mais aderida ficará e com isto, retardando o progresso da humanidade.

Quando uso o termo humanidade, quero deixar claro que incluo todo o conjunto das almas encarnadas e desencarnadas, em todos os degraus evolutivos da matéria pesada.

Assim, para não me alongar  desejo lembrar que  Deus quer todos os seus filhos de volta, porém desde que estejam juntos, porque ao vê-los unidos  terá a demonstração de que entenderam o significado de "amor incondicional", que foi a mensagem que nos trouxe Jesus.



Vi-te, Senhor!

Eu não pude ver-Te, meu Senhor,
Nos bem-aventurados do mundo,
Como aquele homem humilde e crente do conto de Tolstoi.
Nunca pude enxergar
As Tuas mãos suaves e misericordiosas,
Onde gemiam as dores e as misérias da Terra;
E a verdade, Senhor,
É que Te achavas, como ainda Te encontras,
Nos caminhos mais rudes e espinhosos,
Consolando os aflitos e os desesperados...
Estás no templo de todas as religiões,
Onde busquem Teus carinhos
As almas sofredoras,
Confundindo os que lançam o veneno do ódio em Teu nome,
Trazendo a visão doce do Céu
Para o olhar angustioso de todas as esperanças.
Estás na direção dos homens,
Em todos os caminhos de suas atividades terrestres,


Sem que eles se apercebam
De Tua palavra silenciosa e renovadora,
De Tua assistência invisível e poderosa,
Cheia de piedade para com as suas fraquezas.
Entretanto,
Eu era também cego no meio dos vermes vibráteis que são os
homens,
E não Te encontrava pelos caminhos ásperos...
Mocidade, alegria, sonho e amor,
Inquietação ambiciosa de vencer,
E minha vida rolava no declive de todas as ânsias...
Chamaste-me, porém,
Com a mansidão de Tua misericórdia infinita.
Não disseste o meu nome para não me ofender;
Chamaste-me sem exclamações lamentosas,
Com o verbo silencioso do Teu amor,
E antes que a morte coroasse a Tua magnanimidade para comigo,
Vi que chegavas devagarinho,
Iluminando o santuário do meu pensamento
Com a Tua luz de todos os séculos!
Falaste-me com a Tua linguagem do Sermão da Montanha,
Multiplicaste o pão das minhas alegrias
E abriste-me o Céu, que a Terra fechara dentro de minhalma...
E entendi-Te, Senhor,
Nas Tuas maravilhas de beleza,
Quando Te vi na paz da Natureza,
Curando-me com a Dor.

No Castelo encantado
Eu ainda não era um homem,
Quando subi aos elevados promontórios da esperança,
Divisando os países da beleza.
Meu coração pulou com um ritmo descompassado
E desejei a luz das cidades distantes,
O perfume das florestas prodigiosas
Onde cantavam as aves da mocidade e da glória.
Tudo sonhei contemplando o horizonte!...
Na embriaguez da ansiedade e do desejo,
Não vi o cântaro de mel
Que minha mãe deixara com o seu beijo
Na prateleira humilde de minhalma.
Gotas de mel, palavras de oração –
Pai Nosso que estais no Céu...”
Ave Maria, cheia de graças...”
Gotas do mel de amor, do coração.
Tudo esqueci, por infelicidade,
E andei como um fauno louco pelos mares remotos e pelas ilhas
desconhecidas...
Eu era dono do mundo inteiro
Porque era senhor dos sonhos absolutos,
Adormecendo à sombra enganadora
Da árvore da ilusão, onde quase todos os frutos apodrecem.
E quando quebrava os últimos altares,
Na inquietação da carne e do desejo,
Chegou ao país de minhalma um romeiro triste dos Céus,
Falando como Jeremias sobre a Jerusalém de minhas ânsias:

A sombra da ilusão envenena-te a vida....
Eu corrijo as paisagens interiores,
Trago-te o pão dos grandes amargores,
Sou a Dor, ficarei sempre contigo.
Guarda as minhas verdades, meu amigo,
Manda o Senhor que eu seja a companheira
De tua vida inteira...
Irás comigo a mundos ignorados,
Dar-te-ei maravilhas
Ao sol dos meus castelos encantados...”
Eu não sei explicar o mistério
Daquela personagem enigmática
Que se intrometia, afoitamente,
Na minha estrada de alegria.
Seu olhar parecia
A claridade estranha
de toda a resignação e de todo o padecimento.
E, desde esse momento,
Casou-se comigo a Dor, de tal maneira,
Que a senti junto a mim, a vida inteira:
Roubou-me todas as glórias da Terra,
Fez fugir-se-me a noiva idolatrada,
Deixou-me só na lôbrega jornada,
Afastou-me a alegria da saúde,
Apodreceu meu coração em sua mão,
Deu-me as sombras dos Campos do Jordão,
Fez de meu sonho a casa destelhada,
Onde as chuvas de todas as misérias
Caíram sem cessar desde esse dia;

Crestou-me a flor ditosa da alegria,
Tudo levou-me a dor incontentada...
Mas oh! suave milagre de ventura,
Ela deu-me os palácios encantados
Onde brilham as luzes dAquele que se sacrificou na cruz por
todos os homens!...
Pela sua porta estreita,
Encaminhou-me à sensação perfeita
De Tua inefável presença, ó Senhor de Bondade.
Nas grandezas de Tua claridade,
Cala-se o meu verso humilde,
Porque com a Dor
Sinto que Te compreendo, meu Senhor,
E abençôo contente
As mágoas que me deste antigamente...
Pois agora é que eu sei
Banhar-me todo nessa fonte imensa
Da paz, doce e balsâmica da crença,
Enxergando na tamareira da esperança,
A cuja sombra o espírito descansa,
Pelos desertos áridos do mundo,
O único fruto eterno, bom e fecundo...
Fruto que é o Teu amor
E a Tua caridade, meu Senhor,
Sustentando a infeliz Humanidade,
Desde as pedras da Terra
Aos jardins de esplendor da Eternidade! 

Rodrigues de Abreu - Parnaso de Além-Túmulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário