sábado, 13 de julho de 2013

As moradas espirituais.. o consolador prometido...Crede em mim




Em Mateus, capítulo XIV:

1 - Não se turbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim!

2 - Na Casa do meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos o lugar.
 

3 - E depois que eu me for, e vos houver preparado o lugar, virei outra vez e vos levarei comigo; assim, onde eu estiver, vós estareis também.
 

4 - Sabeis o caminho do lugar aonde vou.
 

5 - Tomé o interpelou: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, pois, conhecer o caminho?"
 

6 - Respondeu-lhe Jesus:
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim,
 

7 - Se conhecesseis a mim, conhecereis também a meu Pai.
Desde já O conheceis e O vistes."
 

8 - Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta."
 

9 - Disse-lhe Jesus: Há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como podes dizer: Mostra-nos o Pai?
 

10 - Não crés que eu estou no Pai e o Pai está em mim?
Não vêm de mim as palavras que vos digo: o Pai, que permanece em mim, é quem realiza estas obras.
 

11 - Crede-me: eu estou no Pai e o Pai em mim.
Senão, crede ao menos em razão das obras.
 

12 - Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço.
E fará até maiores, porque vou ao Pai.
 

13 - E o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
 

14 - Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.
 

15 - Se me amais, guardareis meus mandamentos.
 

16 - E rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito que fique eternamente convosco:
 

17 - O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece.
Vós o conheceis porque permanece entre vós e está em vós.
 

18 - Não vos deixarei órfãos. Hei de voltar a vós.
 

19 - Mais um pouco e o mundo não me verá.
Mas vós me haveis de tornar a ver, porque eu vivo e vós também vivereis.
 

20 - Nesse dia, compreendereis que estou no Pai, e vós em mim e eu em vós.
(Nota: Paráclito : sinônimo: consolador)

As várias moradas da Casa do Pai estão espalhadas pelo Universo, pelos mundos materiais e nos invisíveis aos olhos dos homens, que são incapazes de percebê-los enquanto despreparados.

Jesus não falou sobre dormir até o fim dos tempos; Êle ele ensinou que a vida é trabalho constante pela caridade.



 EVANGELHO  SEGUNDO O ESPIRITISMO 
CAPÍTULO VI

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS 

Advento do Espírito de Verdade 

5. Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e
dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem de lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade:
o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem 
as ondas.
Revelei a doutrina divina e como um ceifeiro, reuni em feixes o bem
esparso no seio da Humanidade e disse:  "Vinde a mim, todos vós que sofreis." 

Mas, ingratos, os homens afastaram-se do caminho reto e largo que conduz 
ao reino de meu Pai e enveredaram pelas ásperas sendas da impiedade. 
Meu Pai  não quer aniquilar a raça humana; quer que, ajudando-vos uns aos 
outros, mortos e vivos, isto é, mortos segundo a carne, porquanto não existe a morte, 
vos socorrais mutuamente,  e que se faça ouvir não maisa voz dos profetas e
dos apóstolos, mas a dos que já não  vivem na Terra, a clamar: Orai e crede! 
pois que a morte é a ressurreição, sendo a vida   a prova buscada e durante a 
qual as virtudes que houverdes cultivado crescerão e se desenvolverão como o cedro. 

Homens fracos, que compreendeis as trevas das vossas inteligências, 
não afasteis o facho que a clemência divina vos coloca nas mãos para vos clarear 
o caminho e reconduzir-vos, filhos perdidos, ao regaço de vosso Pai. 

Sinto-me por demais tomado de compaixão pelas vossas misérias, pela vossa
fraqueza imensa, para deixar de estender mão socorredora aos infelizes transviados
que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai sobre as coisas
que vos são reveladas; não mistureis o joio com a boa semente, as utopias com as verdades. 

Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.
No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana
os erros  que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o 
nada, vozes vos clamam:  "Irmãos! nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor
do mal, sede os vencedores da impiedade."
 - O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)

Um comentário:

  1. As moradas da Casa do Pai estão espalhadas pelo Universo, imersas no fluido cósmico Universal, onde quer que nossa imaginação alcance e nossos sentidos percebam. O homem encarnado tem limitação das percepções sensoriais. E o desencarnado, embora tenha os sentidos da percepção mais ativos pelo menos uma centena de vezes em comparação com o enarnado, também sofre limitações devido à carga que carrega no corpo perispiritual... quanto menos denso, menor o véu, mais de cima êle verá... e o ângulo de visão, à medida que nos elevamos, mais abrangência nos dá. Isto significa também que poderá haver limitação para o desencarnado que esteja em um plano conseguir perceber aquele que tem o corpo perispiritual mais sutil.
    No Evangelho Segundo o Espiritismo, no item 5 do capítulo VI "O Cristo Consolador", O ESPÍRITO DE VERDADE recomendou: "Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo, os erros que nele se enraizaram são de origem humana, e eis que, além do túmulo, que acreditáveis o nada, vozes vos clamam: Irmãos! nada perece; Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1860)

    ResponderExcluir