domingo, 14 de julho de 2013

A Consciência e as leis divinas.


Livro dos Espíritos
Pergunta 621:  Onde está escrita a lei de Deus?
"Na consciência"

Do livro "Francisco de Assis", ditado pelo Espírito Miramez. retiro este trecho da página 291:

                           "- Pai Francisco, será para mim especialmente agradável, se ouvisse algo mais sobre o que é a Consciência de que muitos falam, mas pouco se diz, permitindo uma compreensão mais profunda."  

                   O nosso irmão Francisco, com os lábios ocupados por um sorriso espontâneo, deu um intervalo entre a pergunta e resposta, de modo que as idéias pudessem surgir em ambiente de inspiração superior.  E argumentou com presteza:

                  - Frei Rogério!... É de notória comprteensão que esse assunto participe das cogitações de Deus, no recôndito da alma.  Os nossos teólogos, homens por vezes inspirados, deixam escapar, de vez em quando, algo que nos sacia a sede de saber sobre a consciência , mas eles mesmos duvidam do que falam, por lhes faltar segurança, neste assunto de difícil entendimento.  Foi muito boa a lembrança e rogo a todos que oremos em conjunto, para que possamos buscar mais além  o que ainda não entendemos com precisão.  Quero o parecer de todos a respeito deste assunto,  porque é nesta preocupação cristã que encontraremos o princíio do caminho que nos levará à fonte de sabedoria. 

                      Já li alguma coisa sobre esse assunto no grande livro da natureza, folheado pelas experiências, pelas mãos de cada dia, e encontrei, caros companheiros, uma abundância de códigos representativos, cuja interpretação será dada pelos que os leram como eu.  No entanto, não devo dar a minha opinião pessoal.  Rogo a inspiração divina para que eu possa servir de instrumento, não para falar aquilo que me agrada, mas o que for o certo.  Eu peço a verdade.

                       Vejo a alma, Frei Rogério, como se fosse uma espiga de milho.  A espiga é protegida por várias palhas sobrepostas, estando no centro, o sabugo, dando firmeza aos grãos.  Parece-me que o espírito é obrigado, em obediência às leis de  Deus, de se revestir de inúmeros corpos, que podemos chamar roupagens espirituais, para com elas descer neste mundo, de acordo com a determinação  divina.  Sem essa proteção, não poderia se mostrar no mundo das formas.  No centro, existe um corpo de comando, no qual o Espírito sente a grandeza de Deus, e acata as ordens mais sutís.  Paulo disso era conhecedor, quando dizia nestes termos, em que muito medito: "O Cristo em mim é motivo de glória."

                          Jesus nos fala por esse campo de sensibilidade, que se aguça cada vez mais com a nossa maturidade espiritual.  Esse campo é a Consciência.  Os outros corpos são mutáveis, como que para encontrarmos a realidade, mas o centro faz parte da Divina Presença e, dado à sua sutileza que se esconde nas dobras do tempo e que somente Deus conhece na sua totalidade, registra tudo o que fazemos, que pensamos e que sentimos, em uma área infinita, onde sempre há lugar para mais coisas.

                          Que Deus me perdoe, se falo  o que não devo; entretanto, encontro neste assunto uma grande alegria, por nos dar motivo de somente gravar em nós tudo que se relaciona com o Amor."
(...)  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário