DO
LIVRO ELUCIDAÇÕES EVANGÉLICAS ( Antônio Luiz Sayão )
34
MATEUS,
6º, 24 ao 34. -
LUCAS,
16º, 13 ao 15; e 12º, 22 ao 31.
Servir
a Deus e não a Mamom.
-
Nada de preocupação exclusiva com as coisas materiais.
-
Confiar em Deus, procurando os caminhos que levam a Ele.
MATEUS:
capítulo 6º, versículo:
-
24. Ninguém pode servir a dois senhores, porque, ou odiará
a um e amará o outro, ou se submeterá a um e desprezará
o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom .
a um e amará o outro, ou se submeterá a um e desprezará
o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom .
— 25.
Eis por que vos digo: não vos inquieteis pelo que comereis
para sustento da vossa vida, nem com que vestireis o
vosso corpo. A vida não é muito mais do que o alimento,
e o corpo muito mais do que as roupas?
para sustento da vossa vida, nem com que vestireis o
vosso corpo. A vida não é muito mais do que o alimento,
e o corpo muito mais do que as roupas?
— 26.
Vede as aves do céu: não semeiam, não ceifam, não
enchem celeiros e entretanto vosso Pai celestial as alimenta.
Não sois muito mais do que elas?
enchem celeiros e entretanto vosso Pai celestial as alimenta.
Não sois muito mais do que elas?
— 27.
E qual de vós pode, pelo seu engenho, acrescentar
um côvado à sua estatura?
um côvado à sua estatura?
— 28.
E com as vestes, por que vos inquietais? Considerai como
crescem os lírios do campo: não trabalham, nem fiam.
crescem os lírios do campo: não trabalham, nem fiam.
— 29.
E eu vos digo que, no entanto, nem Salomão, em toda a
sua glória, jamais vestiu como um deles.
sua glória, jamais vestiu como um deles.
— 30.
Se, pois, Deus cuida de vestir assim o feno dos campos
que hoje existe e amanhã será lançado ao forno,
quanto mais a vós, homens de pouca fé!
que hoje existe e amanhã será lançado ao forno,
quanto mais a vós, homens de pouca fé!
— 31.
Não vos inquieteis, pois, dizendo: que comeremos?
ou: que beberemos? ou como nos vestiremos?
ou: que beberemos? ou como nos vestiremos?
— 32.
À semelhança dos gentios que se azafamam por essas
coisas, porquanto vosso Pai sabe que delas precisais.
coisas, porquanto vosso Pai sabe que delas precisais.
— 33.
Procurai primeiramente o reino de Deus e sua justiça
e todas aquelas coisas vos serão dadas de acréscimo.
e todas aquelas coisas vos serão dadas de acréscimo.
— 34.
Assim, não vos inquieteis pelo dia de amanhã, pois
o dia de amanhã cuidará de si mesmo.
Basta a cada dia a sua própria aflição.
o dia de amanhã cuidará de si mesmo.
Basta a cada dia a sua própria aflição.
LUCAS:
capítulo
16º, versículo:
-
13. Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou
odiará a um e amará a outro, ou se dedicará a um
e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon.
odiará a um e amará a outro, ou se dedicará a um
e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon.
-
14. Os fariseus, que eram avarentos, ouvindo-lhe todas estas
coisas, zombavam dele.
coisas, zombavam dele.
-
15. Jesus lhes disse: Pondes grande cuidado em parecer justos
aos homens; mas Deus conhece os vossos corações;
pois, o que é elevado aos olhos dos homens é abominação
aos olhos de Deus.
aos homens; mas Deus conhece os vossos corações;
pois, o que é elevado aos olhos dos homens é abominação
aos olhos de Deus.
LUCAS:
capítulo 12º, versículo:
-
22. E disse a seus discípulos: Portanto, eu vos digo: não vos
inquieteis pela vossa vida, cuidando do que comereis, nem
pelo vosso corpo, procurando com o que o cubrais.
inquieteis pela vossa vida, cuidando do que comereis, nem
pelo vosso corpo, procurando com o que o cubrais.
-
23. A vida é mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa.
-
24. Considerai os corvos: não semeiam, nem ceifam, não têm
despensa nem celeiro e Deus os sustenta. Não valeis mais
do que eles?
despensa nem celeiro e Deus os sustenta. Não valeis mais
do que eles?
-
25. Mas, qual de vós o que, pelo seu engenho,possa
aumentar
um côvado à sua estatura?
um côvado à sua estatura?
-
26. Se as menores coisas estão acima do vosso poder, por que vos
haveis de inquietar pelas outras?
haveis de inquietar pelas outras?
-
27. Vede como crescem os lírios; não trabalham, nem fiam,
e, entretanto, eu vos digo que nem mesmo Salomão,
em toda a sua glória, jamais vestiu como qualquer deles.
e, entretanto, eu vos digo que nem mesmo Salomão,
em toda a sua glória, jamais vestiu como qualquer deles.
-
28. Ora, se Deus veste dessa maneira o feno que hoje está
no campo e amanhã será lançado no forno, quanto mais
a vós, homens de pouquíssima fé!
no campo e amanhã será lançado no forno, quanto mais
a vós, homens de pouquíssima fé!
-
29. Não vos atribuleis, pois, pelo que haveis de comer ou
de beber; não fique em suspenso o vosso Espírito.
de beber; não fique em suspenso o vosso Espírito.
-
30. As gentes do mundo são que procuram todas essas
coisas; vosso Pai sabe que delas tendes necessidade.
coisas; vosso Pai sabe que delas tendes necessidade.
— 31.
Procurai, portanto, primeiramente, o reino de Deus
e a sua justiça e todas aquelas coisas vos serão dadas
de acréscimo. (38)
e a sua justiça e todas aquelas coisas vos serão dadas
de acréscimo. (38)
A
missão de Jesus, como ainda há pouco dizíamos, tinha por principal
escopo libertar os homens do jugo, da escravidão da matéria e
convencê-los de que o objetivo que devem colimar, o fim que acima de
todas as coisas devem propor aos seus esforços é a conquista da
vida eterna, isto é, a vida de puro Espírito, do Espírito que,
havendo completado o ciclo das provas que se lhe tornaram necessárias
ao progresso moral, chega ao supremo grau de pureza, o que lhe
faculta a compreensão de Deus e o gozo eterno da vida espiritual
livre, que o leva a aproximar-se cada vez mais do centro da
onipotência, sem, todavia, igualar-se jamais à Divindade.
Predicando
a homens grosseiros, de naturezas rebeldes, de almas endurecidas,
tinha Ele, como também já dissemos, que lhes dirigir fortes e enérgicas
reprimendas, para conseguir tocá-los um pouco, impressionando-lhes a
imaginação.
Tendo-se
em conta essas circunstâncias e considerando-se que as suas palavras
devem ser interpretadas sempre segundo o espírito e não segundo a
letra, facilmente se percebe que, ao proferir as que constam nos
versículos acima, não pretendeu o divino Mestre aconselhar ao homem
que, para satisfação de todas as necessidades da sua existência,
se entregue exclusivamente aos cuidados do seu Criador;
que
deixe de cumprir a sua tarefa;
que
se despreocupe de toda previdência, negligenciando em precatar-se
para os dias da senectude e da invalidez.
Jamais
poderia Ele pensar em dar semelhante conselho, quando é certo que do
conjunto de seus ensinos decorre para a criatura humana o dever de
ajuntar no seu celeiro, enquanto se ache no vigor da idade, os grãos
que lhe assegurem o pão da velhice. Apenas, o que é mister é que
faça isso lealmente, com integridade diante do Senhor, sem
desperdiçar qualquer parcela, porque lhe cabe ajudar seus irmãos
desvalidos ou inválidos, que não puderam colher mais do que algumas
espigas para seu sustento diário.
Portanto,
trabalhar segundo as nossas forças e meios, pensando sempre nos que
não o podem fazer, ou já não podem mais, e cuidando de auxiliá-los
quanto nos seja possível, eis como cumpre procedamos, certos de que
Deus abençoa os corações puros e as boas intenções.
Ninguém
pode servir a Deus e a Mamon.
Mamon
era uma divindade que os antigos sírios adoravam, um ídolo de prata
ou de ouro, que mais ou menos correspondia ao Júpiter dos latinos e
representava as paixões humanas, com seu cortejo de vícios, o que
explica o pensamento de Jesus, quando disse:
Ninguém
pode ao mesmo tempo servir a dois senhores.
De
fato, não podemos viver a vida que Deus quer que vivamos, cedendo
simultaneamente aos desvarios da vida mundana.
O
mundo, em regra, considera coisas elevadas e dignas do maior apreço,
únicas cobiçáveis, a riqueza e a glória, por serem as que
satisfazem ao cego orgulho do homem, enquanto que o Senhor
ama os de espírito humilde, aos simples e mansos de coração.
A
criatura deve aguardar que pela vontade do seu Criador se lhe
desenvolvam os predicados com que haja de brilhar aos olhos de seus
irmãos,
mas
deve esperar em atividade, no trabalho, que Deus sempre
abençoa, e não na inércia, na ociosidade, na despreocupação com
que a açucena dos campos espera, no seio da Terra, que de suas
brilhantes vestes Ele a cubra.
Proceder
de modo contrário é pretender que Jesus tenha encomiado a preguiça,
a negligência, é fazer de suas palavras um pretexto para a incúria,
para o fatalismo.
Não vos inquieteis pelo dia de amanhã. Quer isto dizer que, vivendo segundo os desígnios de Deus e trabalhando, como lhe cumpre, para a sua subsistência, deve o homem estar sempre confiante de que a tudo mais, como for de justiça e conforme às suas necessidades espirituais, o Pai proverá.
Quer
dizer também que, embora sem ser menos previdente do que certos
animais, não deve ele mostrar-se ambicioso, nem concentrar na
acumulação de riquezas todos os seus pensamentos e desejos.
Quer,
ainda, dizer que, se apesar da sua aplicação ao trabalho, vier o
homem a achar-se na penúria, deve confiar-se ao Senhor, que, sabendo
o que convém a cada uma de suas criaturas, se permite que em tal
situação ele se encontre, é porque ela representa a prova
necessária a lhe depurar o Espírito e a torná-lo digno do seu
Criador.
Cônscios,
que devemos estar, de que, por nós mesmos, nem as mínimas coisas
somos capazes de fazer, como poderemos alimentar a pretensão de
mudar a face dos acontecimentos, que todos decorrem da onisciente
ação divina?
Em
todas as circunstâncias, pois, o que nos cabe é conformar-nos,
certos de que tudo obedece à vontade de Deus, que só ao nosso bem
visa.
Não
nos preocupemos com os cuidados e aflições que hajam de vir.
Entreguemo-nos
confiantes à misericórdia do Senhor, que não deixará de chamar os
obreiros diligentes para, no devido tempo, gozarem do fruto de seus
labores.
Coragem,
portanto, coragem, que esse tempo chegará.
Quando
houvermos transposto a barreira que nos detém os passos, volveremos
à nossa
verdadeira pátria e de lá apreciaremos os progressos da Humanidade,
e cumprida integralmente estará a revelação do Cristo.
(38)
Gênese, 18º, 21.
-
Êxodo, 3º, 8
-
1º Reis, 16º, 7.
-
Job, 38º, 41.
-
Salmos, 54º, 23; 146º, 9.
-
JOÃO, 2º, 15.
-
1ª Epístola à Timóteo, 6º, 19.
-
Aos Filipenses, 4º, 6.
-
1ª de Pedro, 5º, 7.
-
Epístola aos Gálatas, 1º, 10.
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